Apresentação
.
Educação respiratória
Estimulação essencial
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Massoterapias
Psicologia
Psicomotricidade
Psicopedagogia
Reabilitação Vestibular
TDA e TDA/H
Terapia familiar
Visão subnormal
Vitalidade
.
Nossos cursos
.
Nossa equipe
.
Artigos
.

Livros

.
Contato
 
     
         
 

 
         
   
     
 

Método Rolfing®

Esse texto tem por objetivo apresentar o método Rolfing® de integração estrutural

QUEM SOMOS NÓS, OS ROLFISTAS?

Somos um grupo formado pelo Rolf Institute, Colorado e pelo ABR, São Paulo, que entendemos a fáscia como um dos órgãos de sustentação dos mamíferos. A fáscia, por suas características, envolve e dá forma aos músculos, conectando-os aos ossos e ajudando a posicioná-los.

É através da manipulação das fáscias que pretendemos melhorar a relação do homem com o seu campo gravitacional.

Nós estudamos a composição, fisiologia, anatomia e inervação do tecido conectivo, mais especificamente a fáscia.

Documentamos as mudanças estruturais dos nossos clientes através de fotos e testes de movimento.


O QUE SABEMOS SOBRE A MODIFICAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DAS FÁSCIAS?

Idade e maturação:

- Após os 20 anos o número e quantidade de cross-links entre as fibras de colágeno aumentam, resultando num endurecimento de tendões e ligamentos e gradual declínio das propriedades viscoelásticas.

- Maior depósito de cálcio é feito no tecido conjuntivo mole com o passar dos anos.

Mobilização, imobilidade e processo inflamatório:

1 - Quando ligamentos, fáscias e tendões são submetidos a pesos e uso excessivo, micro-fraturas começam a ocorrer antes que sejam detectados desalinhamentos articulares ou dor. Estas pequenas lesões podem se estender aos vasos, ligamentos e cápsulas articulares à sua volta causando pequenas inflamações com síntese de novas fibras colágenas e suas cross-links.

2 - Ligamentos e tendões, assim como os ossos, ficam fortes ou fracos de acordo com a pressão a que são submetidos.O treino aumenta a força, a largura de ligamentos e tendões, aumentando também o diâmetro das fibras de colágeno. O processo de imobilização produz fibras imaturas de colágeno com decréscimo de cross-links entre elas.

3 - Todas as vezes que ocorre um processo inflamatório, os fibroblastos presentes no tecido conjuntivo vão aumentar a sua síntese de fibras de colágeno. Estas moléculas se ligam umas às outras através de cross-links. Estas cross-linkagens de difícil desnaturação fazem uma colagem dos tecidos fásciais à sua volta, grudando uma fáscia muscular à outra, ou as estruturas peri-articulares à sua volta.

4 - Quando determinada cadeia muscular, grupo ou unidade músculo tendínea passa por período de contração constante, também a fáscia ao seu redor vai tomar o formato da unidade encurtada.

Gravidade - Quando há um desalinhamento em relação à linha gravitacional, o segmento que está fora do prumo exigirá mais força muscular para sua sustentação. A fáscia do músculo envolvida com esta sustentação vai se espessar, agregando fibras para manutenção da contração com menor dispêndio de energia.

Circulação dos fluidos - Fáscias que apertam os músculos hipertrofiados também dificultam a circulação sanguínea nos mesmos, já que os vasos que as irrigam passam por este invólucro.



O QUE NÓS FAZEMOS?

Sou treinada para:

· Saber como e onde as fáscias se conectam.

· Observar onde, no corpo, se encontram as maiores restrições fasciais e de movimento.

· Reconhecer que tipo de força fazer, em que direção e durante quanto tempo para que o tecido seja liberado sem que ocorram lesões e rupturas indesejáveis, causando novos processos inflamatórios.

· Melhorar a postura e o movimento aliviando as dores.

· Reeducar o movimento diário.



COMO ATUA O ROLFING?

1. Rolfando e soltando o tecido conjuntivo fibrosado por uma lesão e as fáscias associadas que estiverem comprometidas.

2. Fazendo uma série de sessões que abarca o corpo todo.

Porque acreditamos que o tecido fascial funciona como um oceano interno contínuo interligado e que um local colado ou lesionado pode alterar o movimento de outro segmento, nós trabalhamos sempre depois de uma avaliação. Nela estabelecemos o nº de sessões, a tática e a estratégia que serão utilizados.

   
:: Outros artigos:
     
 
     
 
Rio de Janeiro - RJ - (0xx21) 2287-2300
Copyright 2003 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por MKTan